Barras Energéticas

Barras energéticas são uma excelente forma prática de aumentar sua energia durante o dia.

 

Particularmente recomendadas para esportistas e atletas, têm a função de suplemento energético para atividade física, em virtude de sua rápida absorção e utilização pelo organismo. Só que, ao contrário das proteínas, devem ser consumidas antes da sessão de exercícios ou competição. Diferentemente das barras comuns, cuja energia vem dos flocos de cereais e do açúcar, estas aqui contém ingredientes específicos (como açaí, guaraná, café e acerola) que estimulam o metabolismo basal e garantem mais disposição para a prática esportiva.

 

Além de energéticos naturais, oferecem também preparados de frutas cristalizadas, como laranja, mamão, uva, passa, banana, pêra ou maçã, açúcar do milho (evite as transgênicas) e frutose, o açúcar das frutas. Normalmente são barras ricas em glicídios (gorduras), diversos tipos de açucares, portanto bastante calóricas, e pouco indicadas para os que se preocupam com a balança.

 

As barras energéticas contêm basicamente só carboidrato, praticamente o dobro das barrinhas de cereais e, portanto, são mais calóricas. Algumas opções podem vir, inclusive, cobertas com chocolate ao leite (produto de exploração animal e que aumenta o índice de colesterol) ou recheadas com mel (produto de exploração animal e que sobrecarrega o pâncreas). Assim, vale ficar atento ao excesso de gorduras saturadas e de açúcar descrito na embalagem. Estas barras energéticas têm o objetivo de fornecer energia rápida e fácil de ser aproveitada.

 

Por isso, são indicadas para esportistas antes de treinos intensos, como lutas marciais, corrida de longa duração ou de velocidade (sprint), ciclismo de competição, trekking de longas distâncias, power yoga e musculação pesada, com mais de uma hora de duração. Então, as barrinhas energéticas podem ser digeridas antes ou após a prática de exercícios físicos, visto que são de fácil absorção, poupando parte do conteúdo muscular e diminuindo a fadiga.

 

Também podem ser utilizadas durante atividades físicas longas e que demandem mais energia.

 

Além disso, podem ser utilizadas como fonte de energia no dia a dia para aqueles que não têm preocupações com a balança.