Dextrose

a dextrose é um carboidrato simples obtido a partir do amido de milho. O fato de ser um carboidrato do tipo simples quer dizer que ele é rapidamente metabolizado pelo organismo. Ou seja, a dextrose fica disponível para ser utilizada em poucos minutos a partir da sua ingestão.

 

As pessoas confundem muito a dextrose com a maltodextrina, mas elas são bem diferentes. Enquanto que aquela deve ser ingerida quando o corpo necessita de energia de forma imediata, esta deve ser consumida com o objetivo de não permitir a queda da insulina e assim, conseguir um bom desempenho nos treinos.

 

Para que serve a Dextrose?

 

A dextrina é bastante utilizada como suplemento alimentar pelos praticantes de musculação. Ela é ideal para aqueles momentos em que o catabolismo começa a acontecer, ou seja, ao acordar e no pós-treino. Essa substância consegue ofertar glicose para ser consumida de maneira imediata pelo organismo.

 

Quando terminamos de fazer musculação, o corpo começa a entrar num processo de catabolismo. Ocorre a falta de energia em forma de carboidratos (que tem a preferência), então o corpo começa a consumir proteínas como fonte de energia, degradando ainda mais a fibra muscular que você acabou de usar.

 

Para evitar que ocorra isso, é importante fornecer ao corpo não apenas as proteínas como também os carboidratos. Para conseguir absorver os nutrientes para dentro das células de maneira efetiva, a glicose dos carboidratos são indispensáveis.

 

Outra função da dextrose no nosso corpo é a produção de glicogênio. Essa substância é a principal fonte de energia do músculo. Dependendo da intensidade dos seus treinos, você pode usar até mais de 50% de glicogênio como fonte de energia. A glicose é um dos ingredientes básicos para a formação desse polissacarídeo.